O Gato de Botas


O gato de botas é um filme muito criativo que mistura vários contos da infância como Humpty Dumpty , pé-de-feijão mágico e outros  formando uma estória cheia de aventuras e questões sobre justiça e caráter moral.

O gato hispânico da série 'Shrek' na. 'O Gato de Botas' - interpretado por Antonio Banderas inicia mostrando um plano de assalto do gato para roubar a famosa gansa das fábulas que bota ovos de ouro, ao lado de seus comparsas Humpty Dumpty (Zach Galifianakis) e Kitty (Salma Hayek). Tudo acontece na cidade de San Ricardo           

O gato de botas (Puss in Boots em inglês) é um conto de infância que retrata a história de um gato órfão que cresce no orfanato onde aprende as primeiras bases sobre questões éticas e morais. Neste lugar, conhece um Ovo chamado Humpty Dumpty que será o seu melhor amigo. Durante a adolescência ambos sonham um dia encontrar os famosos feijões mágicos (da história João e o pé de feijão) para plantá-los e encontrar a famosa Gansa que bota Ovos de Ouros e assim ficarem ricos para viajarem pelo mundo. Contudo, com o passar do tempo, como não encontram os feijões ficam frustrados e começam a praticar pequenas travessuras.
Um dia, acontece um fato que abala esta amizade quando o Gato de Botas salva a mãe do chefe da guarda e toda a cidade o elogia e o condecora pelo grande feito promovendo o crescimento do sentimento de inveja do seu amigo ovo Humpty. Neste dia, ganha de sua mãe adotiva as botas e a capa que simbolizavam a honra e bom caráter alcançado perante a cidade. Com a maldade em seu coração e percebendo que o Gato não deseja mais ir embora da cidade, como tinham planejado na infância, Dumpty engana o Gato pedindo que o leve para um determinado muro. Ao chegar neste muro, Dumpty lança vários sacos com o dinheiro do banco da cidade. Nesta hora, os guardas aparecem e o Gato percebe o fato tentando explicar aos guardas o fato, sendo ignorado e percebendo que seria preso inicia uma fuga para evitar a prisão. NO meio do caminho, a carroça se parte e o Ovo Dumpty cai sendo capturado pelos guardas e, com muita tristeza o Gato deixa o amigo iniciando a vida de fora da lei solitária.
Durante a estória, o Gato descobre que um casal de perigosos assassinos – Jack (Billy Bob Thornton) e Jill (Amy Sedaris) teriam os lendários feijões mágicos, roubados do lendário João do pé de feijão, que ele ouvira falar desde a infância. Em uma tentativa frustrada de agarrá-los, conhece Kitty Softpaws (Salma Hayek) uma gata sexy que dá a impressão de ser uma promissora rival e após ganhá-la no duelo de espadas ela se torna o interesse amoroso do arrogante sedutor latino. No local do duelo descobre que Kitty trabalha com o seu ex-amigo Dumpty, um flashback sobre a estória de amizade entre os dois é explicada e assim o convence a trabalharem em equipe para retornar a busca pelos ovos de ouro. Neste momento do filme, as estratégias são formadas onde o objetivo é encontrar os ovos de ouros para ficarem ricos.

A gatinha Kitty representa muito bem, as jovens atuais que são ambiciosas e usam da sedução para conquistar os amantes. Mulheres decididas a qualquer preço alcançar o prazer sem esforço, vendendo a alegria pelos deleites da vida e deixando o caminho embaraçado pelos felinos conquistadores.

“Feliz é o homem que não cede e não pratica o mal quando é tentado, porque depois receberá como recompensa a coroa da vida que Deus prometeu àqueles que O amam.” Tiago 01:12
A base inicial na infância, seja oferecido pela família legítima ou uma pessoa querida, serve como referencial das condutas éticas e morais de um indivíduo. O Gato de Botas teve as carências supridas por esta senhora que cuidava das crianças no orfanato, fato esse que durante o filme é evidenciado em diversas cenas.
Quando deixamos Jesus suprir as carências da alma, o futuro é transformado e os traumas adquiridos da infância são curados e assim, a criança tem uma nova vida de sucesso e padrões morais corretos transformados. A sociedade perde um marginal e ganha um cidadão transformador de bem. Porque as nossas crises sempre serão resolvidas em Deus.
“Quando alguém se faz cristão, torna-se uma pessoa totalmente nova por dentro. Já não é mais a mesma. Teve inicio uma nova vida!” 2 Co 5:17
O Gato de botas, uma personificação do personagem o Zorro, representa o ser humano aprendendo sobre a própria existência baseado no reflexo do outro. Como ser social reagimos conforme o ambiente inserido e assim construímos valores e crenças que serão as bases para as atitudes e ações.
Segundo Alencastro 1, o uso da razão nos torna capazes de refletir, emitir juízos e elaborar conceitos e idéias é o grande diferencial de tudo o que existe e estes valores foram questionados em diversas cenas no filme. Muitos assuntos atuais são discutidos nas cenas como as questões sobre amizades, a justiça e maus tratos na infância que levaram os personagens principais viverem à margem dos habitantes da cidade, vivendo no subterrâneo com um grupo que os aceitavam e aparentemente sendo um local de conforto.
Quando não nos sentimos aceitas por um grupo ou não conseguimos algo que o coração desespera, logo tentamos entrar nas famosas “cavernas da alma” Isolamento, sepulcros caiados, morrendo paulatinamente porque não encontrou a pessoa amada ou simplesmente porque recebeu uma resposta negativa.
“ Queridos irmãos, a vida de vocês está cheia de dificuldades e de tentações? Então, sintam-se felizes porque quando o caminho é áspero, a perseverança de vocês tem uma oportunidade de crescer.”

Portanto, deixem-na crescer, e não procurem desviar-se dos seus problemas. Porque quando a perseverança de vocês estiver afinal plenamente crescida, vocês estarão preparados para qualquer coisa, e serão fortes de caráter, íntegros e perfeitos. Como obter a sabedoria:

 Se quiserem saber o que Deus quer que vocês façam, perguntem-Lhe, e Ele alegremente lhes dirá, pois está sempre pronto a dar uma farta provisão de sabedoria a todos os que Lhe pedem; Ele não se ofenderá com isso.” Tiago 1:02-05

O filme discorre sobre a busca por encontrar os feijões e a busca pela reconquista da honra perdida até o momento da redenção quando mesmo diante de outra traição, o Gato diante de uma circunstância de decisão entre salvar a vida do filhote da Gansa e seu amigo Dumpty consegue acertar as divergências liberando o perdão.
Quanto você já perdeu nesta vida? E o que aprendeu com isso? Apenas chorou e ficou com o coração amargurado ou foi perguntar para Deus como crescer com esta situação? Sei da dor de um coração frustrado e ferido, da perda de alguém querido e mesmo a desesperança de um sonho ... mas a vida é assim, a diferença está em quem você se apóia. O Gato confiou no Ovo Dumpty que tinha um coração ganancioso e por isso, jorrava intriga e maldade. Veja com quem tem andado ou o que tem dado ouvido ...
Muitas vezes, nas organizações como empresa, igreja ou mesmo nossa vida nos deparamos com situações de conflito ou perigo onde temos que tomar decisões que podem ou não prejudicar pessoas necessitando uma visão integrada. A busca por soluções que satisfaçam ambos os lados pode ser um vertente difícil de ser alcançada e os valores gritam desesperadamente dentro da pessoa que passa pelo crivo da decisão. As regras e ordens existem para serem cumpridas mantendo o equilíbrio nas organizações e por esta razão, quando violados precisam ser pesados, não tendo como critério a emoção e sim a razão associada com as experiências.
 “ (...) cada decisão que vocês tomarem assim, será insegura, na medida em que vocês se voltam ora para um lado, ora para o outro. Portanto, se vocês não pedirem com fé, não esperem que o Senhor lhes dê nenhuma resposta concreta. As circunstâncias terrenas são transitórias:
O cristão que não goza de muito prestígio neste mundo deve sentir-se alegre, pois ele é grande aos olhos do Senhor.” Tiago 1:07-09

Comentários

Postagens mais visitadas