Fogo estranho


"O SENHOR DETESTA a desonestidade mas o Seu grande prazer é uma pessoa honesta e decente. " Proverbios  11:01 

Hola, Amadas,! É sempre um prazer compartilhar sobre a Palavra de Deus com vocês. Esta semana estou meditando em Provérbios 11 e 12 que fala sobre a questão da honestidade, uma situação determinante do caráter que temos em Cristo. Somos pecadoras e ser honestas é uma característica daquelas que desejam andar na verdade. Sejamos francas: como é difícil sermos verdadeiras e transparentes, não é mesmo! Bem, então, vamos decolar neste assunto e trocar experiências que edificam a alma. 

Segundo o dicionário Hoaussis: a honestidade “é característica do que é decente, do que tem pureza e é moralmente irrepreensível; castidade . Latim HONESTITAS, qualidade do que é HONESTUS, "honrado, decente, virtuoso", derivado de HONOS, "honra". Uma característica própria dos cristão que almejam viver na verdade, mas, o pecado nos afasta deste alvo e somente pelo sangue de Jesus podendo ser honestos.

A honestidade encontra-se inserida em diversos campos da vida, mas iremos destacar a questão sentimental e espiritual. O temor do Senhor que é o princípio da sabedoria impede que jovens apaixonados fujam das tentações e sejam honestos um com o outro para confessarem que erraram quando deixam os desejos da carne ser maiores que o espírito.

 Fico imaginando como deve ser a dificuldade para o casal de jovens cristãos que não conseguem resistir ao pecado e transam antes do casamento. Que agonia deve ser porque infringem a própria consciência cauterizada em Deus e precisam ser totalmente honestos a Deus sobre a falta de domínio.

No início do artigo, vimos que honestidade significa castidade que imbui o significado de virgindade e separação para algo maior. Contudo, não podemos julgá-los de maneira preconceituosa porque todos nós somos nivelados quando perante o Pai quando pecamos. Para Deus não existem graus de pecados! E o curioso que ao lermos sobre os testemunhos sempre relatam que ficaram como Adão e Eva quando descobriram que estavam nus: sentiram vergonha! O reconhecimento do pecado aparece na hora e o inimigo aproveita da situação acusando-os e sugerindo que não sejam tão honestos com os pais ou mesmo com o pastor. Afinal, irão censurá-los ou mesmo afastá-los um do outro! Que dramalhão! Parece até as novelas da televisão que colocam os pais como verdadeiros carrascos quando desejam disciplinar os filhos para as condutas morais ideais.

 Eu, atualmente, namoro e sei o quanto é difícil fugir das paixões da mocidade! O fogo "estranho" vem com toda fúria e de maneira inesperada, sem planejarmos nada. Com certeza, se não tivermos o temor a Palavra e sabermos quem somos para Deus nesta hora as forças quase se acabam para resistir à tentação.  

Mas, cara Preciosa, ainda que tenha errado lembre-se que maior é Aquele que morreu na cruz por você! Eu e o meu namorado combinamos que sempre seremos honestos quando os "hormônios" estiverem meio altos. Um avisa para o outro quando os hormônios estão em ebulição e assim conseguimos driblar os desejos. Quando um ou outro está mais “agitado”, procuramos não ficar muito sozinhos, irmos para locais onde tenha bastante gente ou quando for o caso até não nos encontramos. Não ache que você é forte e faça como José: corra! 

"Você quer mostrar amor e consideração por alguém? Responda sempre a verdade com delicadeza." Provérbios 24:26 

A Bíblia tem resposta para tudo e nos aconselha a não termos raiva daqueles que erraram conosco. Veja o que está escrito em Provérbios 24:29:
 “Não pense consigo mesmo: "Agora vou me vingar de tudo que ele me fez de errado ."

Existem situações no qual o namorado pede uma prova de amor para a jovem e assim ela entrega o seu tesouro para o mesmo. Em seguida, o mesmo a repudia e a abandona. Amadas, vamos nos colocar no lugar desta jovem... você também não teria raiva deste rapaz?  

Precisamos lembrar que Aquele que habita em nós é maior que as nossas frustrações. Não é fácil perdoar ! Eu lembro que quando desmanchei com o meu primeiro namorado (que era cristão), nós nunca transamos, mas eu me sentia totalmente usada. Perdi parte da minha vida com alguém que não sabia dar o valor que eu sabia que tinha. Demorei 6 meses para perdoar e como disse Davi: 
" Eu tentei, por algum tempo, esconder de mim mesmo o meu pecado. O resultado foi que fiquei muito fraco, gemendo de dor e aflição o dia inteiro. 
De dia e de noite sentia a mão de Deus pesando sobre mim, fazendo com as minhas forças o que a seca faz com um pequeno riacho.O sofrimento continuou até que admiti minha culpa e confessei a Ti o meu pecado. Pensei comigo mesmo: "Confessarei ao Senhor como desobedeci às suas Leis." Quando confessei, Tu perdoaste meu terrível pecado. Por causa desta experiência eu digo: "Quem confia no Senhor sempre confessa seus pecados a Ele, enquanto há tempo de receber o perdão. Quando Deus mandar seus castigos, quem confia nEle não será atingido." Salmo 32:3-6 

Temos o caso na Bíblia de Tamá que era uma jovem caridosa que foi ajudar seu irmão e foi humihada fisicamente e moralmente. Assim como nossas jovens, fora tirada sua inocência de maneira bruta e tendo vergonha de si mesmo. Mas, o nosso amado vem nos resgatar e tratar as feridas da alma. Para isso, precisamos ser honestas com Ele e dizer quando o fogo estranho parece emanar de nós tentando ser mais forte que o espírito. Não temos força, mas quando entregamos a fraqueza nas mãos do Grande vencedor podemos vencer e tornamos puras novamente. 

Amadas,, vamos orar e buscar mais a Santidade do Senhor! Para podermos resistir os dias maus! 

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.?" 2 Coríntios 15.58  

 “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado. (Hebreus 12:1-4) 

Amadas,, eu termino este artigo dizendo que devemos ser honestas: primeiro com Deus e depois com os outros. Porque não somos deste mundo e não nascemos para ficar com a cabeça enterrada na areia como os avestruzes. Errou? Confessa o teu pecado e corra para receber as bençãos sem limites que o Senhor preparou para você. 
Semana de vitória !

Comentários

Postagens mais visitadas